Para cuidar bem

Vida sedentária! Já pensou nos riscos a sua saúde?

O comportamento sedentário é definido pelo tempo gasto sentado ou deitado com baixo gasto de energia, enquanto acordado nos ambientes de trabalho, educacionais, domésticos, comunitários e transporte.

Você deve ter escutado muito essa frase – “Fique em casa” – o coronavirus é muito prejudicial para as pessoas com problemas de saúde e os acima de 60 anos. Mas, os idosos independente desse momento, já ficam mais tempo sentado. Faça a conta de quanto tempo do seu dia você fica sentado. Pense nas horas em que você assiste televisão, fala ao telefone, conversa com amigos e familiares, todas elas. Adicione também as horas de sono. É bastante né?

O comportamento sedentário é definido pelo tempo gasto sentado ou deitado com baixo gasto de energia, enquanto acordado nos ambientes de trabalho, educacionais, domésticos, comunitários e transporte.

E por quê falar disso agora? Com a quarentena, ficou mais fácil de cair em uma rotina sedentária, que pode fazer muito mal e está associada a vários problemas na sua saúde e na do idoso. Esse comportamento nos idosos favorece a incidência e mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer, e incidência de diabetes tipo 2.
Sabendo disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os idosos devem limitar o tempo que passam sendo sedentários. Substituir o tempo sedentário por atividade física de qualquer intensidade, e se possível a luz do dia, lhe trará muitos benefícios para a saúde!

Pensando nisso, a Plugii traz algumas dicas para evitar ficar muito tempo sentado.

  1. Nunca fique mais de uma hora corrida na posição sentada. Faça intervalos, pequenas pausas.
  2. Ande pela casa, se tiver degraus suba e desça com segurança.
  3. Sente e levante da cadeira ou do sofá várias vezes.
  4. Assista TV de pé.
  5. Divida suas atividades ao longo do dia (por exemplo, se você estiver fazendo tarefas em casa não faça tudo num período só: deixe para arrumar a cama na parte da tarde. Em geral somos mais ativos de manhã e a tarde passamos muito tempo sentado; não passe todas as roupas de uma única vez; etc).

Não é só uma questão de fazer ou não exercício. Faça se puder claro. Mas, Mexa-se!

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