Você deve ter escutado muito essa frase – “Fique em casa” – o coronavirus é muito prejudicial para as pessoas com problemas de saúde e os acima de 60 anos. Mas, os idosos independente desse momento, já ficam mais tempo sentado. Faça a conta de quanto tempo do seu dia você fica sentado. Pense nas horas em que você assiste televisão, fala ao telefone, conversa com amigos e familiares, todas elas. Adicione também as horas de sono. É bastante né?
O comportamento sedentário é definido pelo tempo gasto sentado ou deitado com baixo gasto de energia, enquanto acordado nos ambientes de trabalho, educacionais, domésticos, comunitários e transporte.
E por quê falar disso agora? Com a quarentena, ficou mais fácil de cair em uma rotina sedentária, que pode fazer muito mal e está associada a vários problemas na sua saúde e na do idoso. Esse comportamento nos idosos favorece a incidência e mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer, e incidência de diabetes tipo 2.
Sabendo disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os idosos devem limitar o tempo que passam sendo sedentários. Substituir o tempo sedentário por atividade física de qualquer intensidade, e se possível a luz do dia, lhe trará muitos benefícios para a saúde!
Pensando nisso, a Plugii traz algumas dicas para evitar ficar muito tempo sentado.
- Nunca fique mais de uma hora corrida na posição sentada. Faça intervalos, pequenas pausas.
- Ande pela casa, se tiver degraus suba e desça com segurança.
- Sente e levante da cadeira ou do sofá várias vezes.
- Assista TV de pé.
- Divida suas atividades ao longo do dia (por exemplo, se você estiver fazendo tarefas em casa não faça tudo num período só: deixe para arrumar a cama na parte da tarde. Em geral somos mais ativos de manhã e a tarde passamos muito tempo sentado; não passe todas as roupas de uma única vez; etc).
Não é só uma questão de fazer ou não exercício. Faça se puder claro. Mas, Mexa-se!