Para gastar menos

Seguro de vida: para que serve?

Já parou para pensar por que o seguro de vida pode ser útil para você?

Considerado um item básico de planejamento financeiro, o seguro de vida é um recurso com disponibilidade rápida para proteger, dar segurança e conforto à sua família em um momento de imprevisto desagradável.

O segurado pode escolher o tipo de cobertura, como morte, invalidez ou doenças graves, levando em consideração a sua atual fase de vida, como por exemplo:

  • Um homem ou uma mulher de 50 anos, casado (a), com dependentes financeiros, que é responsável por um percentual significativo da renda familiar, poderia optar por mais de uma cobertura para amparar financeiramente sua família nas despesas mensais, como educação, alimentação, vestuário, residência, entre outras.
  • Um homem ou mulher entre 66 e 80 anos, viúvo (a), sem dependentes financeiros, poderia escolher apenas uma cobertura para morte, assim a sua família seria beneficiada para as despesas de funeral e de inventário.

O valor a segurar deve ser projetado para atender a necessidade da família no futuro, ou seja, é preciso considerar os gastos mensais atuais e o tempo de recorrência das despesas, adicionando custas de inventário e de funeral.

O seguro de vida tem um ponto muito positivo em relação à liberação de recursos. O processo é rápido, pois não é preciso entrar na lista do inventário, diferentemente de alguns investimentos que somente são liberados após a finalização do processo de inventário, o que pode levar anos. Neste caso, os dependentes podem precisar de dinheiro e não tê-lo disponível.

Outro ponto positivo do seguro de vida é que este tipo de investimento não está sujeito à dedução do imposto de renda. É importante não se esquecer de que o valor a segurar deve ser projetado para atender o padrão de vida da família, ou seja, considerar os gastos mensais e o tempo de recorrência das despesas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu