Para se sentir bem

Massagem pode aliviar o estresse?

A massagem terapêutica não é mais apenas um luxo, hoje ela vem se tornando parte vital das práticas de cuidados de saúde em todo o mundo.

A massagem tem como base o toque, que é uma das informações sensoriais primordiais do ser humano. Além de aliviar o estresse, a massagem também promove o relaxamento, diminui dores e promove o bem-estar.

Quando o assunto é cuidar de uma familiar idoso, e para muitos cuidadores com dedicação integral, pode ocorrer um desgaste físico e psíquico. Estar o tempo todo atento para as necessidade de quem se cuida, requer estado de alerta constante. Além disso, muitos idosos com limitações físicas precisam de auxílio constante com a mobilidade, com a locomoção e realização das atividades diárias.

As demandas do dia-a-dia do cuidador familiar pode levar à quadros de angústia, irritabilidade, ansiedade, depressão, além de problemas posturais e dores musculares. Pensando em todo este desgaste uma das alternativas para promover qualidade de vida e tornar o dia-a-dia menos desgastante é realizar uma massagem relaxante periódica. Ela consiste em uma técnica que abrange manobras de deslizamento superficial e profundo, amassamento, rolamento e pinçamento por todo corpo.

Alguns principais benefícios da massagem são aumento da consciência corporal, melhora da flexibilidade e mobilidade articular, elevação dos níveis de endorfinas no organismo (responsáveis pela sensação de bem-estar), abaixar a pressão arterial, aumento da circulação e oxigenação de todos os tecidos, melhora da motilidade intestinal (combatendo constipação), auxílio no retorno venoso, redução de inchaço. Além desses, temos também a redução de ansiedade, estresse, depressão, dores musculares e aumenta a paz de espírito e a concentração.

Massagem pode ser uma maneira maravilhosa para cuidadores lidarem com as demandas associadas ao cuidar de um idoso querido, e é especialmente importante para reabastecer a energia que é gasta em ajudar os outros. Portanto, permita-se, relaxe e aproveite uma boa massagem!

Mas, também cultivar alimentação saudável, praticar atividade física e atividades que lhe dão prazer são extremamente importantes para manter a saúde física e mental. Devemos sempre lembrar que precisamos estar bem para cuidar de alguém.

A prevenção é sempre o melhor caminho, então, conte conosco nesta caminhada.

Thais Quiles Pacheco
Fisioterapeuta – Crefito-3/ 148672-F

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu