Para gastar menos

Lave menos roupa: dicas para evitar o vazamento de fraldas

Quantas vezes na semana você precisa tirar todos os lençóis da cama porque a fralda vazou?

Você já parou para pensar o quanto você gasta com água, energia elétrica, sabão? E mais importante perde um tempo precioso e as vezes noites de sono?
Bem se tudo isso não fosse suficiente… uma máquina de lavar de 10kg consome por lavagem de 80 a 130 litros de água!

Além de todo seu trabalho e irritação seu familiar sua mãe também fica desconfortável, constrangido e o cheiro de urina vai impregnando o ambiente.
Vamos dar algumas dicas valiosas para você.

Porque uma fralda vaza?

Pode ser que você esteja comprando o tamanho errado de fralda:

Folgada: o escape de urina pode ocorrer principalmente, pela região das coxas.

Apertada: além de ser desconfortável e machucar a pele, o sistema de fechamento pode abrir (aqueles adesivos), facilitando o vazamento de urina.

1ª Dica

Escolha o tamanho correto da fralda. É importante saber o peso e a medida da cintura do seu familiar para escolher entre os tamanhos Pequeno, Médio, Grande e Extragrande. Para fazer a medida da cintura seu familiar deve estar deitado de barriga para cima e passe a fita métrica na altura do umbigo.

    • Tamanho P: de 20 a 40 Kg, e de 40 a 80 cm de cintura;
    • Tamanho M: de 40 a 70 Kg, e de 70 a 115 cm de cintura;
    • Tamanho G: de 70 a 90 Kg, e de 80 a 150 cm de cintura;
    • Tamanho XG: acima de 90 Kg, e de 110 a 165 cm de cintura.

2ª Dica

Escolha a fralda com formato anatômico. Verifique se as costuras laterais têm formato curvo, pois ajustam melhor na região das coxas.

3ª Dica

Escolha as fraldas que tenham barreira antivazamento. Escolha fraldas que tenham nas suas bordas laterais um tecido perpendicular que forma uma barreira para evitar o escape da urina pelas laterais da fralda.

Fralda com barreira antivazamento

4ª Dica

Sabe aquelas gotas? elas são importantes para escolher a capacidade de absorção das fraldas, mas não são suficientes para saber se o desempenho da fralda é bom ou não.

A velocidade de absorção e se há retorno da urina para a superfície são fundamentais.

Para escolher a capacidade de absorção verifique no pacote de fraldas a quantidade de gotas ou o volume que a fralda absorve. Quanto mais gotas, maior é o volume absorvido. Com isso, o vazamento será evitado.

Verifique a velocidade de absorção da fralda. Quanto mais rápida a velocidade de absorção, menor o tempo de contato da pele com a urina e impede que a urina retorne para a superfície da fralda evitando o vazamento.

Se você tem dúvida faça uma experiência. Pegue uma fralda e despeje sobre ela de forma lenta 1,5 litros de suco de saquinho colorido e veja se o líquido se acumula sem ser absorvido.

5ª Dica

Não use duas fraldas sobrepostas (uma dentro da outra). Quando você faz isso, o risco de vazamento aumenta porque as duas fraldas não se ajustam bem ao corpo. A urina não passa de uma fralda para outra, porque a camada externa da fralda impede esta passagem mas, a região esquenta e isso favorece infecções e assaduras, além de dar mau cheiro. Com o atrito e o calor feridas profundas podem aparecer (escaras).

6ª Dica

Claro, fraldas mais anatômicas e com melhor desempenho são mais caras. Invista em fraldas mais caras durante a noite, período em que seu familiar fica mais tempo com a fralda. E faça as contas! Sabe aquele ditado que o Barato sai caro!

20 Comentários. Deixe novo

  • A matéria é muito boa.

    Responder
  • Gostei.
    porém , sempre achei errado por duas fraudas Por que acho que não adianta e que o certo é trocar no tempo certo mas sou cuidador e a patroa não concorda em por uma só e nao deixa a frauda justa tem que afrouxar e isso vasa, até mesmo por que a troca só se da de manhã, quando deveria ter uma troca na madrugada.
    Sou o Edson Gomes
    cuidador
    11958006257 whatsapp

    Responder
  • Tem que furar a primeira fralda para vazar para a sobreposta.

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 15:58

      Olá Aline o uso de duas fraldas não evita o vazamento. E o que é pior que os revestimentos delas aquecem a região e favorece assaduras, feridas e infecções urinárias. O melhor é usar uma fralda que tenha maior capacidade de absorção ou fazer trocas mais frequentes.

      Responder
      • No caso em hospitais eles fazem tipo uma sanfona com a fralda,aí colocam outra,essa dica vale para o dia,ao você troca só a de dentro,claro que a noite você troca as duas,entre uma troca e outra da sanfoninha,VC limpa a região

        Responder
        • Equipe Plug And Care
          2 de fevereiro de 2021 16:42

          Olá Márcia! Evitar o vazamento é sempre uma preocupação para nós que cuidamos do nosso familiar com incontinência urinária.E por isso, queria mais informação sobre essa sanfona com a fralda, porque o fato de usar duas fraldas aquece demais a região favorecendo infecções e dermatites.

          Responder
  • Maria Dos Anjos Cardoso
    21 de setembro de 2020 11:36

    Eu não consigo colocar duas fraldas ,eu prefiro trocar dando intervalos menores de tempo e assim meu querido e amado ta sempre cheirosinho

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 16:23

      Olá Maria dos Anjos, parabéns pelos cuidados com o seu querido. Você tem razão, o uso de duas fraldas não é aconselhável, pois deixa um odor ruim mesmo, além de causar outros problemas. Se o cuidador não pretende levantar de madrugada, é preferível que utilize fraldas com maior capacidade de absorção.

      Responder
  • Maria Cecilia Marcelino
    24 de outubro de 2020 23:56

    Eu sou cuidadora e na minha paciente eu coloco duas fraudas,e um absorvente que dou um rasgo tanto nele como na. frauda. Deste modo ela fica sequinha ate de manhã.

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 14:42

      Olá Maria Cecília, entendemos e concordamos que é muito importante deixar sua paciente o mais seca possível. É mais conforto para ela e evita dermatites e assaduras. Entretanto, colocar duas fraldas e um absorvente não é aconselhável pois o revestimento de plástico das fraldas impedem o espalhamento e absorção do xixi, causando as dermatites e/ou feridas na região entre as coxas, além de poder facilitar infecções urinárias de repetição.
      Se sua paciente tem uma incontinência severa, o mais indicado é usar fraldas que suportam maior volume de absorção. Esperamos ter ajudado e aguardamos seus comentários.

      Responder
  • Sou cuidadora e a minha paciente rasga a frauda toda tirando o algodão dia e noite ela faz isso, as vezes a frauda tá seca mas tem que trocar por não ter mais algodão. Não deixa colocar calcinha e nem macacão. Ela fala que gosta de fazer isso
    As lem de trocar tem que ficar varrendo onde ela fica
    Peço ajuda

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 14:29

      Olá Ilvanete, muitas das vezes usar fralda é constrangedor para as pessoas, mesmo para aquelas que precisam. Você já tentou escolher uma roupa para vestir que ela goste muito e ai conversar que seria bom usar uma proteção para não molhar a roupa que ela gosta tanto.
      A sua paciente já experimentou usar aquelas calças fraldas? O formato delas é mais agradável e não dá a impressão de fralda. Aguardo seus comentários de como foi e se ajudou.

      Responder
  • Cansei de procurar fraldas de ótima qualidade! Meu pai tem incontinência severa e tínhamos que trocar durante a madrugada; até que comprei a fralda da marca Abena, difícil achar ela nas redes de farmácia, porém pela internet você encontra fácil, foi a única que aguenta a noite toda sem vazamento.

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 11:09

      José Eduardo muito obrigada pelo seu comentário. Concordamos com você que usar fraldas com baixa absorção necessitam ser trocadas durante a noite para evitar assaduras e dermatites.
      A fralda da Abena é muito boa, mas não são encontradas na farmácia. Onde você mora? Em São Paulo você pode encontrar na Gino Materiais Hospitalares. Aguardamos seus novos comentários.

      Responder
  • Boa noite, minha mãe tem incontinência, colocamos 2 fraldas uma fralda de calcinha e outra fralda normal, mas vaza todas as noites e as vzs temos que trocar os lençóis duas vzs na noite, agradeço muito os comentários de vcs que vai me ajudar muito. Um abraço

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      2 de fevereiro de 2021 17:04

      Olá Débora! Ficamos felizes com os seus comentários. Como você mesma diz, usar duas fraldas não evita o vazamento. Verifique a capacidade de absorção da fralda que está usando. Se for de baixa absorção e pequeno volume, troque por uma de maior absorção e volume. Mas aqui vão outras dicas: – evite usar duas fraldas pois facilita infecção urinária e dermatites; – veja se é possível diminuir o volume de líquido que é oferecido após as 18 horas, ofereça mais líquido durante o dia; – verifique se as bordas da fralda estão bem ajustadas ao corpo, o que evita o vazamento. Esperamos ter ajudado você, pois evitar que os idosos fiquem molhados a noite e favorecer uma boa noite de sono para o idoso e seu cuidador familiar é muito importante.

      Responder
  • Discordo do item que fala sobre uma fralda sobre a outra, pois a fralda de dentro não deve ser do mesmo modelo da de fora, porém mesmo sendo ou não, ela deve ser “rasgada” para que quando urina passe para outra antes do vazamento, já usei desta forma, sim eu uso, e sim, digo com propriedade pois SOU O PRÓPRIO USUÁRIO, funciona e ao contrário do mencionado é eficaz SIM, mas não é prático, nem sempre confortável, e sai caro, porém como não tenho situação pra comprar uma abner , que é um ABSURDO de cara! Como citada em algum comentário acima, para um incontinência severa , para dormir as vezes é a solução usar duas de outras marcas, para se ter um sono inteiro em paz pq senão ficamos sempre com o sono interrompido todas as noites, então uma vez ou outra pra ter uma noite de sossego, pode se usar desta forma e é MUITO EFICIENTE SIM

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      27 de janeiro de 2021 21:45

      Olá José Eduardo, sua opinião é muito importante para nós e para nossos seguidores. Entretanto, seu conselho sobre o uso de duas fraldas ao mesmo tempo pode trazer vários problemas como dermatite, infecções, entre outras. Como você mesmo disse, uma noite de sossego é muito importante, então uma outra estratégia para não usar duas fraldas é diminuir a ingestão de liquido a partir das início da noite.

      Responder
  • Adorei a matéria, tenho uma filha de 15 anos que nasceu com hidrocefalia e mielomeningocele. Ela não tem controle nenhum do xixi e o vazamento é inevitável , não tenho condições de está comprando fralda mais cara porque ela usa a fralda em tempo integral. Mesmo fazendo o cateterismo (esvaziamento da bexiga com sonda) de 4 em 4 horas ainda vaza. O que posso fazer?

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      27 de janeiro de 2021 21:33

      Olá Norma, que bom que gostou. Se não conseguir comprar fraldas de maior absorção e volume, nossas sugestões para diminuir o vazamento são – verifique se o tamanho da fralda está adequado; – verifique se está ajustada a borda externa; – verifique em quais horas do dia sua filha elimina maior volume de urina levando ao vazamento e nesses períodos troque mais vezes a fralda. O vazamento traz desconforto para sua filha e faz com que lave mais roupa. Além de favorecer as dermatites e infecções urinárias. Evite colocar duas fraldas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu