Para cuidar bem

Jogos podem estimular a mente do meu familiar idoso?

Jogos de memórias são bons para estimular a mente dos idosos, mas não são suficiente para manter saudável o cérebro de seu familiar.

Uma boa estratégia é combinar vários hábitos e atividades que vão desde fazer exercícios, ter uma dieta equilibrada, uma ótima noite de sono, aliviar o estresse, interagir socialmente e praticar jogos.

Que tal conhecermos outros jogos que podem ajudar o idoso a melhorar a memória?

Uma das maneiras mais fáceis de estimular as funções mentais é montar Quebra-Cabeças, jogar Sudoku, e fazer Palavra-Cruzada, mas você não pode esquecer que deve combinar todos esses jogos. O ideal seria combinar diferentes tipos de jogos de forma alternada, por exemplo: jogar palavras cruzadas um dia, no próximo dia escolha sudoku e posteriormente o quebra-cabeça. O treinamento cerebral deve envolver todas as partes do cérebro, por isso é necessário que os estímulos (exercícios) sejam variados.

Preste atenção também no nível de dificuldade, se perceber que está fácil, aumente o nível, assim o cérebro será desafiado a trabalhar mais, o que é ótimo para quem está se exercitando. Esses jogos estimulam o cérebro de seu familiar idoso em determinada função, mas não o ajudarão a se lembrar de uma lista de compras ou da chave da porta de casa, pois não é a função destes jogos.

Os jogos que exigem recuperar informações guardadas na memória (jogos de perguntas e respostas) ou de estratégias (como Banco Imobiliário e Monopólio) são bons jogos para melhorar a capacidade cognitiva (atenção, decisão, memória, planejamento). Jogos de Damas ou xadrez exigem que seu familiar elabore estratégias, pois você sempre deve dar o próximo passo em relação ao seu adversário. Além disso, o jogar com amigos adiciona um componente social.

Jogar regularmente pode ter um impacto na memória futura, conforme estudo apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer de 2014 que mostrou uma correlação entre jogar damas, cartas ou jogos de tabuleiro e maior volume do hipotálamo – uma área tipicamente danificada pela doença de Alzheimer que é responsável pela memória.

Lembre-se sempre de escolher os jogos que mais agradem o seu familiar idoso. Afinal, bem estar e motivação são importantíssimos para realização de toda e qualquer atividade.

Para manter o cérebro de seu familiar saudável cognitivamente a combinação de vários outros hábitos são necessários. Noites de sono bem dormidas, prática de atividades físicas, manutenção dos parâmetros de saúde (realização de visitas médicas e exames frequentes) são aliadas no processo de manutenção da cognição saudável.

Quer conhecer outras alternativas para auxiliar a memória? Falamos sobre como a leitura e a música ajudam a estimular a memória, clique e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu