Para cuidar bem

Inalação em casa: o que eu preciso saber?

Fazer inalação ou nebulização em idosos ou pessoas acamadas é parte da rotina de muitos cuidadores familiares.

É um procedimento simples mas, que precisa ser bem feito para garantir que o resultado desejado seja efetivo.

A inalação ajuda a hidratar e fluidificar as secreções e, facilita a respiração. É usada para tratar de idosos com doenças respiratórias (p,ex. bronquite) ou, em casos de gripes e pneumonias ou outro problema que aumente a quantidade de secreção.

O envelhecimento favorece o acúmulo de secreções e a falta de hidratação adequada (ingestão hídrica por via oral ou por sonda) pode deixar o muco ainda mais espesso e difícil de ser expelido pela tosse. 

O que eu uso para fazer a inalação?

Normalmente a inalação é feita com soro fisiológico ou água filtrada e fervida, mas em alguns casos o médico pode prescrever o uso de medicamentos diluídos no soro fisiológico. 

Quanto usar de soro fisiológico normalmente?

Em geral são 5ml. Para medir use uma seringa ou copinho de medida de remédio. 

Quantas vezes ao dia?

Em casos graves a inalação com soro fisiológico pode ser realizada até 5 vezes ao dia. Normalmente é feita 3 x ao dia. 

Quanto tempo de duração?

Em geral 15-20min ou até o líquido acabar.

Posso usar o mesmo inalador com meu pai e minha mãe?

Não é recomendável. Compartilhar o inalador pode favorecer a transmissão de bactérias, vírus, etc.  

Como posso limpar o kit de inalação/nebulização?

A limpeza do conjunto (kit) de nebulização/inalação (copinho, tubo e máscara) deve ser feita ao final do dia. Em alguns aparelhos o copinho interno é descartável e deve ser trocado ao final do dia.

1° passo: Lavagem com água e sabão

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que se lave utilizando detergente, escova e/ou esponja e água. Essa etapa é de extrema importância para se reduzir a quantidade de material biológico e permitir a ação do processo de esterilização.

2° passo: Esterilização

Coloque copinho, tubo e máscara em um recipiente previamente lavado com água e sabão (que será usado só para isso). Coloque 1 litro de água fervida e acrescente 5ml (ou 1 colher de chá) de água sanitária que é vendida no supermercado (2,0%  a 2,5% de hipoclorito de sódio).

passo: Tempo

Deixe totalmente submerso durante um período de 30 minutos. Controle o horário de início e fim deste processo.  Não deixe o kit imerso nessa solução de um dia para o outro.

passo: Retirada

Retire e enxágue com água da torneira de forma abundante.

 passo: Armazenamento

Guarde em um recipiente previamente lavado com água e sabão e que tenha tampa (por exemplo, uma caixa de plástico. Forre antes com papel toalha e troque a cada vez)

Dicas para uma boa inalação

  1. Lave bem suas mãos antes de manusear o inalador e o soro fisiológico;
  2. Faça a higiene oral antes da inalação. Partículas de resto de alimentos podem ir para as vias aéreas, principalmente nos idosos com problemas de deglutição (disfagia);
  3. Faça a inalação na posição sentada com o tronco e a cabeça bem alinhados (nem caída para os lados e nem para frente ou para trás). A cabeça excessivamente caída para trás dificulta a deglutição de saliva. Use almofadas e travesseiros para posicionar;
  4. Se o idoso estiver acamado, eleve a cabeceira em uma inclinação de no mínimo 60o, se não o líquido pode derramar e se perde a eficácia da inalação;
  5. Melhor fazer a inalação quando o idoso está acordado e atento. Peça para respirar profundamente tentando expandir os pulmões;
  6. Prenda a máscara de forma confortável ao redor da boca e do nariz, mas não deixe muito frouxo. Se não estiver bem acoplada as partículas se perdem antes de serem inaladas. Caso seja necessário, segure a máscara em boa posição;
  7. O tubo que conecta a máscara ao aparelho deve estar desenrolado;
  8. Prefira os inaladores ultrassônicos que são mais potentes. Esses inaladores tem transdutor que transforma energia elétrica em ondas (vibrações) mecânicas fazendo com que o líquido dentro do inalador seja transformado em micro gotículas que são carregadas para dentro do pulmão (vias áreas);
  9. Siga a prescrição do médico no caso das inalações com medicamentos. Medicamentos são oferecidos em gotas. Quando usados a mais do que o prescrito podem causar problemas visuais (glaucoma) e cardiovasculares (taquicardia);
  10. Não relaxe com a limpeza do kit de inalação.

35 Comentários. Deixe novo

  • Darcy Coelho da Silva
    30 de abril de 2020 12:08

    Obrigada pela orientação

    Responder
  • Jaci da Vitória
    28 de maio de 2020 17:29

    Meu avô trem uma tosse continua acompanhada de secressao a nebolizacao somente com o soro resove

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      7 de dezembro de 2020 16:59

      Olá Jaci, a nebulização ajuda a umidificar a secreção e facilitar a eliminação. Mas é importante que seu avô seja avaliado por um médico para indicar o tratamento mais adequado para este momento.

      Responder
  • Maria do Socorro Barboza Fonseca
    10 de junho de 2020 09:40

    Pode colocar Vick Vaporub junto com o soro prá fazer a inalação?

    Responder
  • Maria do Socorro Barboza Fonseca
    10 de junho de 2020 09:43

    Posso colocar Vick Vaporub no inalador junto com o soro?

    Responder
    • Eu tenho bronquite alérgica, no meu caso o vick fecha meus pulmões, tome cuidado, pois pode piorar a crise

      Responder
    • Dr. Marcolino Espani
      16 de julho de 2020 13:39

      Vick Vaporub é para uso externo, a cânfora causa o efeito contrário quando usado em inaladores, e pode matar. Não seja irresponsável a esse ponto.

      Responder
      • Minha mãe tem 76 anos é operada do coração , sofre com crise de renite, posso fazer inalador para fazer inalação para melhorar a crise ?

        Responder
        • Equipe Plug And Care
          26 de novembro de 2020 16:19

          Olá Lea, a inalação ajuda a umidificar a mucosa do nariz, facilitando a remoção de partículas que irritam a mucosa. Portanto, fazer inalação com soro fisiológico ajudará sua mãe. Entretanto, o uso de remédios só com prescrição do médico.

          Responder
  • Vani da Cunha Oliveira pinto
    6 de julho de 2020 01:30

    Meu marido fica quase uma hora fazendo nebulização tá certo

    Responder
  • Tenho sinusite acho que crônica qual a melhor forma reusar o nebulizado só com soro será que resolve?

    Responder
  • gilmara mendes
    1 de agosto de 2020 04:06

    Po favor mim ajude meu marido tomava inalação com o berotec e deixaram de fabricar o que faço ele precisar pra falta de ar

    Responder
  • Meu marido faz inalação mas ele tosse o tempo todo enquanto faz a inalação isso é normal ?

    Responder
  • Parabéns pela excelente explicação!!!!

    Responder
  • Boa noite tenho poblema repiratorio e uso a alenia sera com o passar dos ano posso adiquirir cirrose medicamentosa eu tive anemia hemolitica e me deu uma enzima no meu figado mas o medico mandou eu ter cautela em tomar cerveija e tenho medo te tomar esse remedio muito tempo eu fiz varios exame e o gastrico me deu alta disse que eu tinha sarado mas tenho medo obrigado

    Responder
  • Minha gatinha foi acometida por pneumonia e toma nebulização duas vezes ao dia. O soro fisiológico permanece sempre bem fechado e fica fora da geladeira por, no máximo, sete dias. Está correto?

    Responder
  • Maria João Camara Pinto
    21 de setembro de 2020 02:39

    Vivo num país onde não encontro soro fisiológico, à venda e preciso de vez em quando.
    Tenho pesquisado aqui na internet, e vejo algumas receitas com água e sal e outras com água, sal e bicarbonato de sódio.
    Agradecia uma receita caseira, para poder usar, enquanto não posso ir ao meu país.
    Muito obrigado
    Maria João

    Responder
  • Miranice caires Pereira
    25 de setembro de 2020 22:53

    Pode tomar inalação para aliviar falta de ar

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 15:46

      Olá Miranice, a inalação umidifica a mucosa do nariz, garganta e pulmões melhorando a irritação das vias aéreas. Se não melhorar a falta de ar, procure um médico.

      Responder
  • Pode acontecer sangramento, no momento da inalação, com soro fisiológico?

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 16:14

      Olá Antonia, ocorrer sangramento durante a inalação não é comum. Se está ocorrendo sangramento é indicado procurar um médico para esclarecer isso e receber um tratamento indicado.

      Responder
  • Pode acontecer sangramento, no momento da inalação, com soro fisiológico?

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 15:41

      Olá Alessandra, não é comum ocorrer sangramento durante a inalação. Se está ocorrendo sangramento é indicado procurar um médico para esclarecer isso e receber um tratamento indicado.

      Responder
  • Quase sempre que fico resfriada minha garganta irrita, coça e fico tossindo muito, e é inevitável tossir e isso machuca muito minha garganta o que posso colocar no nebulizador para melhorar essa situação, a noite piora muito.

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 15:38

      Olá Ester, a inalação ajuda a umidificar e diminuir a irritação da garganta. Quanto a remédios você precisa procurar um médico para prescrever remédios.

      Responder
  • Posso fazer nebulização apenas com soro e brometo de ipratrópio e qual a quantidade que devo usar de brometo de ipratrópio

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 15:35

      Olá Erica, inalação com medicamentos devem ser orientada por um médico. Nós da Plugii não podemos e nem devemos indicar, já que não somos médicos, e sim profissionais de saúde.

      Responder
  • Fernando Augusto
    3 de novembro de 2020 21:21

    tive uma perfuração no peito por arma branca e atingiu o pulmão, teve que drenar e o dreno foi retirado fazem 20 dias. Posso fazer nebulização?

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 11:16

      Olá Fernando, a nebulização serve para umidificar as mucosas do nariz, traquéia e pulmões. Se você seguir as orientações dadas no nosso texto não existe contraindicação. Mas é sempre bom você perguntar ao seu médico.

      Responder
  • Boa noite meu filho quando entope o nariz ele cansa e eu dou inalação só com soro,eu queria saber se pode adicionar dipirona ou paracetamol junto com o soro

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      26 de novembro de 2020 10:59

      Olá Rayanna, a inalação com soro fisiológico é muito indicado para umidificar a mucosa do nariz e ajudar a desobstruir, respirando melhor. O nosso conselho é não colocar esses remédios que são para dor e febre. Você deverá levar ao médico. Não adicione remédios sem orientação médica.

      Responder
  • Olá. Posso colocar o eucalipto no aparelho inalador para fazer inalação?

    Responder
    • Equipe Plug And Care
      7 de dezembro de 2020 16:13

      Olá Tuanne, a inalação deve ser feita com soro fisiológico e não recomendamos colocar eucalipto no aparelho inalador. Se necessitar adicionar algum outro produto além do soro fisiológico, só faça com orientação médica.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu