Diário do Coronavirus

Exames para Covid-19: Qual devo fazer?

Há um grande debate e também muitas informações fragmentadas sobre a questão dos exames para Covid-19.

Testagem é o que mais se recomenda atualmente. Mas, será que vale a pena fazer algum exame? Qual exame os cuidadores profissionais que cuidam do meu familiar devem fazer? Quais são os custos?

Pensando em auxiliar você familiar do idoso a entender os exames disponíveis no mercado, reunimos aqui algumas informações importantes sobre os testes disponíveis para avaliação do Covid-19.

Afinal, para que servem os testes?

Para detectar a presença de material genético do vírus (RNA) ou de moléculas relacionadas a imunidade do nosso organismo.

Temos hoje no Brasil exames moleculares (que pesquisam a existência do vírus) e imunológicos ou sorológicos (que pesquisam se a pessoa já produziu anticorpos contra o vírus, portanto já teve a doença) que são conhecidos como testes rápidos.

O que é o RT – PCR e para que serve?

É um teste que verifica a presença de material genético do vírus (RNA). É considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como sendo o teste definitivo para o diagnóstico da Covid-19.

O RT – PCR detecta a presença do vírus apenas na fase inicial (cerca de 7 dias após a suspeita de contato com uma pessoa infectada ou aparecimento de sintomas). Portanto, esse é o melhor teste a ser feito se você, ou alguém de sua família ou um cuidador profissional do seu familiar suspeitar de contaminação por ter tido contato com alguém que foi diagnosticado com Covid-19 ou tem sintomas mesmo que leves. Este teste detecta a presença do vírus, mesmo que você ou essas pessoas estejam sem sintomas.

Se o teste é Positivo a infecção está em curso e há risco de contágio. Essa pessoa deve ser afastada do seu familiar idoso. Mas se o teste é negativo, terá que ser repetido após dois a três dias, pois pode ter sido colhido muito no início e não foi capaz de detectar. E não necessariamente afirma que a pessoa não tem o vírus.

Como é realizado? 

O exame RT – PCR é um exame laboratorial realizado através de secreções respiratórias coletadas da garganta e/ou nariz. É utilizado um swab (uma espécie de bastonete ou cotonete gigante) para a coleta.

Em quanto tempo fica pronto?

O tempo varia bastante de laboratório, mas, no geral, levam dias até que seu resultado fique pronto. Como o resultado deste teste demora a sair, é importante que uma vez que haja suspeita de contato com uma pessoa que foi diagnosticada com Covid-19 ela deve se afastar totalmente do seu familiar idoso (por pelo menos 14 dias ou até o resultado negativo do exame ser confirmado totalmente). Lembre-se que mesmo após esse período ainda é importante que todas as medidas de segurança sejam mantidas (uso de máscara, lavagem das mãos, distanciamento de 1,5m a 2m, e se possível os procedimentos de chegada a casa como retirar sapatos e roupas) porque ainda é incerto se a imunidade é duradoura ou existe possibilidade de novo contágio.

Quando devo realizá-lo?

O RT-PCR é capaz de detectar a presença do Sars-CoV-2 a partir de 24h após a contaminação e, em média, nos primeiros 7 dias após o início dos sintomas.

Qual o custo do RT – PCR?

O valor varia de 280,00 a 470,00, podendo haver grande variação de preço em diferentes regiões do país.

Já no caso dos exames imunológicos ou sorológicos, temos o teste rápido para detecção de IgG e IgM, a sorologia para detecção de IgA e a sorologia para detecção de IgG e IgM. Estes testes indicam se você, ou outros familiares e cuidadores profissionais já tiveram uma infecção pelo coronavírus (SARS-CoV-2) que leva a Covid-19. Estes testes indicam se há imunidade, mas não conferem CERTEZA sobre a proteção. Isso significa que não é possível o relaxamento das medidas de proteção mesmo em caso de teste positivo.

O que é o teste rápido para detecção de IgG e IgM e para que serve?

É um teste imunocromatográfico que verifica a presença de anticorpos contra o vírus e pode auxiliar no mapeamento da população “imunizada” (que já foi exposta ao vírus ou já teve Covid-19 mas, sem sintomas).

Como é realizado? 

O teste rápido para detecção de IgG e IgM é realizado através de um dispositivo de uso profissional e é de fácil execução. É utilizada uma gota de sangue que, em contato com o reagente específico, sinaliza a presença dos anticorpos. Trata-se do teste divulgado na mídia como teste drive-thru ou de testagem rápida e também realizado em farmácias.

Em quanto tempo fica pronto?

Seu resultado é emitido entre 10 e 30 minutos.

Quando devo realiza-lo?

É indicada a realização do teste rápido a partir de, pelo menos, oito dias após o início dos sintomas, para que haja uma quantidade mínima de anticorpos para que o teste consiga detectá-los. A realização antes do tempo mínimo pode gerar um “falso negativo”.

E os outros testes de sangue coletados em laboratório?

Tanto o teste rápido para detecção de IGg e IgM, a sorologia para detecção de IgA e a sorologia para detecção de IgG e IgM são exames de sangue que verificam a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus.

A diferença entre o teste rápido (conhecido por ser realizado também por drive-thru) e as sorologias é o tipo de análise e sensibilidade. As sorologias realizadas em laboratório tendem a ser mais sensíveis que o teste rápido, porém seus resultados podem demorar dias para serem disponibilizados.  Além disso, é importante enfatizar que nem todas as pessoas que se encontram com Covid-19 desenvolvem anticorpos que sejam detectáveis pelas metodologias disponíveis (principalmente as que não tem sintoma ou que apresentam sintomas leves), o que também pode gerar resultados “falso negativos”.

Qual o custo dos exames sorológicos?

O valor varia de R$ 150,00 a R$ 300,00

 Lembretes:

  • Qualquer que seja o resultado dos testes é importante manter as medidas de distanciamento social e de proteção.
  • A avaliação e orientação médica é indispensável para definição de melhor conduta clínica e na escolha do melhor momento e tipo de exame a ser realizado.
  • Sempre que possível, fique em casa.

Mais informações quanto aos exames você também encontra no portal da Anvisa através do site – http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/testes-para-covid-19-perguntas-e-respost-1/219201

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu